amores expressos, blog da Adriana

sábado, 7 de julho de 2007

Villepin, Sarkô, Lulá


Dentro das investigações do caso Clearstream, Villepin está no centro das suspeitas de conspiração contra Sarkozy. No dia 5 houve busca em seu apartamento, no 17º arrondissement de Paris, sem a presença do ex-primeiro-ministro. No dia seguinte, a busca foi feita em seu escritório, na avenue Kléber. Dessa vez com sua presença. Os policiais saíram com uma caixa e uma valise grandes. Villepin nega o envolvimento. Segundo o Libération, parece incontornável que Villepin responda à acusação de cúmplice em denúncia caluniosa, envolvendo Sarkozy e falsas listas bancárias de Clearstream, a empresa de Luxemburgo.

Dia 5, quinta-feira, Lula também esteve no Libération, que publicou matéria de capa e entrevista com ele – “Mon plan pour la planète”, “Meu plano para o planeta”.
Lula discursou como convidado de honra, em Bruxelas, na abertura da conferência internacional de biocombustíveis, da Comissão Européia.
Em seu blog “À francesa”, do Globo online, Mário Camera traduz este trecho da matéria do Libé: "É preciso ouvir o presidente Lula, sindicalista e presidente, profeta do possível (…) Bom social-democrata, Lula é uma dessas pessoas que querem escapar das lógicas simples (…) levado ao poder pela população de um país largamente agrícola em plena transformação, reeleito facilmente apesar dos escândalos que mancharam sua autoridade moral, ele vê nos combustíveis verdes uma reabilitação do trabalho no campo ao mesmo tempo que uma solução fundada sobre os últimos avanços da ciência…”
Leia aqui (em francês - désolée!) a declaração de Lula para o Libé, o principal jornal de esquerda da França, fundado em 1973 por Sartre.
À suivre...